Você sabia que as emoções são sobretudo uma experiência corporal?
Isso mesmo! As nossas emoções são experimentadas no corpo inteiro, não só no plano mental. Sentimos a raiva, tristeza, alegria, medo no nosso corpo físico! E se não tomamos consciência desses sentimentos ou se tentamos calar as emoções, elas ficam presas no corpo.
Isso, porque ao longo da vida aprendemos a silenciar nossas emoções. Somos ensinadas que elas são inadequadas e que não têm espaço.
“Engole esse choro!”
“Você é sensível demais!”
“Que medo bobo!”
“Ah! Mas vai ficar bravinha por isso?”
Assim, aos pouquinhos, aprendemos a ignorar uma por uma, para não parecer uma pessoa pequena ou inadequada para quem amamos. Então começamos a enrijecer um músculo aqui, encurtar um tendão alí, fazemos uma gastrite nervosa vez ou outra…
Como liberar essas emoções, trazer de volta o relaxamento e a saúde do corpo?
Com movimento e consciência! Atividades físicas ajudam bastante. Principalmente aquelas que exigem um pouco mais de consciência corporal como yoga, pilates, dança. Terapias corporais também são muito bem vindas como a biodanza e a core enertgetics.
Além disso, a psicoterapia é fundamental para aprender a reconhecer as nossas emoções! Aprender a se ouvir sem julgamento e acolher sua própria vulnerabilidade é o melhor caminho para evitar futuros sintomas.
A psicoterapia nos permite mergulhar para dentro de nós mesmas, conhecer o oceano que nos habita e dar espaço para que essas ondas quebrem.
Vamos juntas?
Flávia Barros
Doula e Psicóloga.
Comments