top of page
Buscar
  • Foto do escritorFlávia Barros

Meu primeiro coletor menstrual



Esse texto é uma homenagem ao meu coletor: um utensílio menstrual reutilizável, que evita produção de lixo descartável. Além de evitar o contato do nosso corpo com material plástico cheio de químicos nocivos à saúde íntima.


Tô me despedindo do meu primeiro coletor menstrual, porque comprei um novo. Comecei a usá-lo em 2013 e por causa desse copinho e de todo autoconhecimento vaginal que ele exige, comecei a mergulhar no mundo da ginecologia e autoconhecimento. Comecei a estudar Ginecologia Autônoma, Ginecologia Natural e Terapia Menstrual.


Foi quando descobri que eu não conhecia meu canal vaginal e nunca tinha tomado intimidade com meu cérvix - o colo do útero! Foi essa pequena taça de silicone que fez as honras dessa apresentação. E desde então, foi um mergulho e tanto pra dentro de mim mesma, conhecendo meu corpo, a ciclicidade dele, as minhas emoções, os meus conflitos, a sincronia entre meu corpo físico e meu corpo emocional. 


Não ouso dizer que esgotei essa busca - longe disso! Mas a Flávia de hoje com certeza é muito grata à Flávia de 2013, que decidiu parar de produzir lixo menstrual. Mirei no cuidado com a natureza e acertei em cheio no autocuidado. Afinal, eu também sou natureza!


Flávia Barros

Doula e Psicóloga.

Comments


bottom of page