A terapia é um momento para se olhar de verdade, com o cuidado e acolhimento que o corpo pede.
Ao longo da vida, aprendemos a vestir máscaras para lidar com determinadas situações. Filtros emocionais para performar o que o outro espera de nós ou personas que parecem mais bonitas do que quem somos de verdade.
Com o passar do tempo, nos acostumamos tanto a performar que nos esquecemos quem somos de verdade, não conseguimos olhar para nossos sentimentos autênticos. Nesse momento, começam os sintomas - que podem vir no adoecimento mental como ansiedade, depressão, estresse ou no adoecimento físico como dores nos ombros, gastrite, dores de cabeça, insônia… O corpo sinaliza que precisamos de cuidado.
Na terapia, conversamos sobre tudo: sobre o mundo, sobre as pessoas com quem convivemos e principalmente sobre como nos sentimos existindo nesse mundo e nessas relações. No espaço seguro e confortável da terapia, podemos nos olhar no espelho sem as máscaras que aprendemos a usar. Podemos nos relembrar quem somos de verdade. Então, quando nossas atitudes se encontram com nosso desejo autêntico, acontece a cura.
Você se sente pronte para se olhar de verdade e se curar?
Vamos juntes!
Flávia Barros
Doula e Psicóloga.
Comentarios